Carta aberta a Antonio


Caro Antonio,

Hoje é seu aniversário de três anos.

Sem dúvidas, é um dia especial. Você completou a sua "primeiríssima infância". Eu e sua mãe fizemos de tudo para que você tivesse o máximo de amor, proximidade, afeto e autonomia neste período tão importante de sua formação. Todo sacrifício valeu a pena.

Eu não tenho lembranças claras dos meus três anos, mas tenho certeza de que tudo que aconteceu naquele período me afetou como pessoa. Espero que tudo isso te afete, também, de uma forma muito positiva.

Você já é um sujeito incrivelmente autônomo, devo lhe dizer.

Eu adoro sua personalidade e seu jeito. Você já é capaz de demonstrar todas as expressões e sentimentos, indo da mais intensa empolgação até as frustrações mais difíceis de lidar. Você se comunica muito bem, é realmente impressionante. Você vibra, chora, tem ciúmes, explode de gargalhadas.

Hoje, na cama, antes de dormir, eu te disse que estava muito feliz pela criança que você se tornou com os seus três anos. Você sorriu de forma muito meiga, abraçou minha cabeça e disse que também estava muito feliz por quem eu era. Depois, com seu notável senso de humor, você disse: você é meu amigão, papai.

Eu e você gostamos muito dessa expressão. Toda vez que estou brincando com você e faço algo errado -- algo fora da sua incrível forma de arquitetar as brincadeiras --, você diz: tudo bem, meu amigão. É nossa forma de brincar e demonstrar carinho.

Essa data é digna de comemoração pois você se tornou um irmão mais velho muito responsável. Você nunca estranhou o Francisco. Pelo contrário, você o adorou desde o começo. É muito bonito ver você ensinando a ele as coisas da vida que você já sabe, aos poucos. Mas você precisa aprender a dividir seus brinquedos, tudo bem? Aqui os nossos bens são coletivos.

Você tem uma mente muito criativa, Antonio, que cativa a mim e sua mãe. Você inventa palavras e frases engraçadíssimas. Você também tem gostado muito de interpretar e de desenhar. Na realidade, você já é um pintor há muito tempo. Sou um grande fã das suas obras abstratas, as quais eu coleciono há um ano e meio. Pollock que se cuide.

Recentemente, você começou a gostar muito de inglês. Além dos livros em inglês que você gosta -- o Little Bear's Special Wishes e o Miffy At The Zoo --, você pede para assistir Patrulha Canina e Detetives da Natureza -- seus desenhos favoritos -- em inglês e gosta de repetir algumas palavras soltas. Isso mostra como você é curioso e tem um apetite pelo novo. Espero que isso nunca acabe.

É um grande prazer ser seu pai. Quero que você saiba disso. Você tem me ensinado a dar valor ao que realmente importa. Você gosta de coisas como simplesmente comer um prato de arroz e feijão. Ou brincar na areia. Ou comer uma carolina. Ou andar de patinete. Seu sorriso e sua risada gostosa vêm fácil quando fazemos isso.

Você tem sido muito carinhoso com sua mãe, que te ama mais que tudo, e com todos ao seu redor. Nossos amigos são seus amigos e seus amiguinhos também são nossos amiguinhos. Aliás, a sua festa de aniversário no domingo será com o Vicente, seu amigo mais próximo na escola. É bonito ver como vocês se dão bem e inventam brincadeiras juntos.

Filho, há muito pouco tempo você era um bebê, mas agora você se tornou um menino de opinião e de vontades próprias. Continue assim, para sempre,  pero sin perder la ternura. Você é lindo por dentro e por fora. Saiba que você tem um amigão do seu lado sempre. Um pai que está aqui para te proteger, claro, mas também para se encantar e aprender com o seu florescer.

Um abraço,
Rafael

Um comentário:

  1. Rafa,

    Vc pode não lembrar muito, assim como Antonio também, mas de alguma forma a inteligência de nosso ser nos faz ter um sentimento bom diante da vida. Essa carta é um presente, lembrando-nos do ser humano que podemos ser...sempre. viva o Antonio, viva o amor, viva a vida.

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês