O telefone tocou novamente: o caso Gilmar Mendes


"Um juiz da mais alta Corte do País não pode receber telefonemas de uma das partes interessadas no meio do julgamento. Pediremos que as Nações Unidas avaliem o caso e cobrem providências do governo brasileiro, para que se faça uma investigação criteriosa dos fatos, inclusive com a quebra judicial do sigilo telefônico se for o caso". 

A afirmação acima é da diretora da Organização não-Governamental Justiça Global, que apresentará hoje, segundo a revista Carta Capital, uma denúncia formal perante a Comissão de Independência dos Juízes e Advogados da Organização das Nações Unidas, em razão da atuação parcial e política do Ministro Gilmar Mendes. A organização acusa o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (indicado por Fernando Henrique Cardoso) de julgar importantes casos constitucionais de acordo com os interesses do Partido da Social Democracia Brasileira.

A influência da ideologia e das opiniões políticas dos membros das Cortes Supremas também é um problema (complexo) muito discutido nos Estados Unidos da América, mas é certo que há limites para a relação de um Ministro com determinado partido político.

Talvez Gilmar Mendes tenha cruzado a linha.

5 comentários:

  1. Gilmar Mendes já teve tanta fama boa nesta vida... já foi "o maior engavetador de processos"...já afirmou em cadeia necional que "o STF tem o privilégio de errar por último".
    Isso sem falar no fato de que o contribuinte brasileiro não ganha alguma discussão tributária no STF há tempos!
    E para completar, com a transmissão pela TV dos julgamentos da "grande corte", os digníssimos estão mais interessados em retocar sua maquiagem, do que literalmente fazer a justiça!
    Como diria Tinoco: "que beleeeeza!"

    ResponderExcluir
  2. Depois dos dois "habeas corpus" relâmpago em favor do Daniel Dantas qualquer barbaridade poderia se esperar desse sujeito.

    Uma lástima.

    Impeachment?

    ResponderExcluir
  3. e a imprensa esta em total silencio
    ninguém fala nada até parece combinado se fosse qualquer boatozinho contra o pt seria assunto
    pro resto do ano cera que eles querem
    eleger o serra no tapetão? cera que
    o lula tem razão quando critica a
    imprensa? ainda bem que tem a internet,se não eu ia ter que engolir
    a seco

    ResponderExcluir
  4. Gilmar até pode ter pedido vistas, mas apresentou o voto no dia seguinte e o resultado do julgamento foi totalmente favorável ao PT.

    É fácil criticar, principalmente quando a pessoa é da famigerada "direita", mas falar da influência do PT e da maioria absoluta dos ministros do STF do lado contrário ao Gilmar ninguém fala...

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês