Rockfilosofia

Isso é genial: rock n' roll e filosofia discutidos de forma simples, objetiva e com profundidade. O programa, comandado pela artista plástica gaúcha e professora de filosofia Márcia Tiburi e pelo músico Fernando Chuí, é uma série de bate-papos promovidos nessas últimas semanas em Campinas.

Infelizmente não consegui transpor os vídeos para o blog (através do código html), mas fica o link para cada vídeo no site do Café Filosófico.

As discussões são incríveis. Mistura-se a teoria crítica de Adorno e Horkheimer (indústria cultural) com o nascimento do rock em Berry e Presley, as poesias e o espírito errante de Dylan com o devir da filosofia deleuziana, a experiência lisérgica de Hendrix e dos Beatles com a libertação estética e moral, e muitas outras reflexões sobre filosofia e rock.




É possível sim pensar (ainda mais num sentido filosófico) com a música. Questiona-se, enfim: chegou a hora de se formular uma ontologia do rock?


Um comentário:

Helder Felix disse...

Ae Zanatta!!!Curtiu o programa da CPFL cultura né!!!
A Márcia Tiburi é minha filósofa brasileira favorita!!!e esse programa que ela foi curadora e palestrante foi muito louco!
ROCKFILOSOFIA é foda!!!heheh

Falow.

Helder Félix.

Mais lidos no mês

Mailing E-mancipação