O telefone tocou novamente: o caso Gilmar Mendes


"Um juiz da mais alta Corte do País não pode receber telefonemas de uma das partes interessadas no meio do julgamento. Pediremos que as Nações Unidas avaliem o caso e cobrem providências do governo brasileiro, para que se faça uma investigação criteriosa dos fatos, inclusive com a quebra judicial do sigilo telefônico se for o caso". 

A afirmação acima é da diretora da Organização não-Governamental Justiça Global, que apresentará hoje, segundo a revista Carta Capital, uma denúncia formal perante a Comissão de Independência dos Juízes e Advogados da Organização das Nações Unidas, em razão da atuação parcial e política do Ministro Gilmar Mendes. A organização acusa o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (indicado por Fernando Henrique Cardoso) de julgar importantes casos constitucionais de acordo com os interesses do Partido da Social Democracia Brasileira.

A influência da ideologia e das opiniões políticas dos membros das Cortes Supremas também é um problema (complexo) muito discutido nos Estados Unidos da América, mas é certo que há limites para a relação de um Ministro com determinado partido político.

Talvez Gilmar Mendes tenha cruzado a linha.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que pena, que pena...

Igor Favareto disse...

Gilmar Mendes já teve tanta fama boa nesta vida... já foi "o maior engavetador de processos"...já afirmou em cadeia necional que "o STF tem o privilégio de errar por último".
Isso sem falar no fato de que o contribuinte brasileiro não ganha alguma discussão tributária no STF há tempos!
E para completar, com a transmissão pela TV dos julgamentos da "grande corte", os digníssimos estão mais interessados em retocar sua maquiagem, do que literalmente fazer a justiça!
Como diria Tinoco: "que beleeeeza!"

ARGUMENTO UNIVERSAL disse...

Depois dos dois "habeas corpus" relâmpago em favor do Daniel Dantas qualquer barbaridade poderia se esperar desse sujeito.

Uma lástima.

Impeachment?

valdecio disse...

e a imprensa esta em total silencio
ninguém fala nada até parece combinado se fosse qualquer boatozinho contra o pt seria assunto
pro resto do ano cera que eles querem
eleger o serra no tapetão? cera que
o lula tem razão quando critica a
imprensa? ainda bem que tem a internet,se não eu ia ter que engolir
a seco

Anônimo disse...

Gilmar até pode ter pedido vistas, mas apresentou o voto no dia seguinte e o resultado do julgamento foi totalmente favorável ao PT.

É fácil criticar, principalmente quando a pessoa é da famigerada "direita", mas falar da influência do PT e da maioria absoluta dos ministros do STF do lado contrário ao Gilmar ninguém fala...

Mais lidos no mês

Mailing E-mancipação