Che Guevara em Maringá: lorota ou fato histórico?

Parece uma pergunta boba, mas Miguel Fernando, do blog Maringá Histórica, questiona se Ernersto "Che" Guevara, militante argentino que participou da revolução cubana, esteve na Cidade Canção durante sua passagem no Brasil na década de sessenta.

Os dados são discrepantes. Sabe-se que Che esteve no Brasil em 1961 e que em seguida viajou para o oeste do continente americano. Recentemente, o ministro Vanucchi da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos anunciou que Guevara esteve em Bauru-SP no ano de 1966, um ano antes de sua morte.


Segundo informações que carecem de fontes, Guevara dormiu no Hotel Villa Rica (na Rua Joubert de Carvalho) e seguiu rumo ao oeste, local onde iniciou seu plano (fracassado) de unificação da América Latina através de uma base guerrilheira na Bolívia (que invadiria a Argentina e o Brasil, posteriormente).

Seria verdade?

Difícil dizer. Fato é que tudo ao redor de Che Guevara torna-se lenda.

2 comentários:

Miguel Fernando disse...

Estou atrás de algumas pistas. Em breve trarei novidades!

Dos subterrâneos disse...

Inicialmente, fica a dica da biografia do Jorge Castañeda sobre o Che (editada pela Companhia das Letras). Ha mais probablidades que ele tenha passado, mesmo antes da fracassada guerilha na Argentina, em trânsito por cidades da região da fronteira (Guarapuava, Cascavel, Foz).. há relatos nesse sentido.

Mais lidos no mês

Mailing E-mancipação