A Assembléia Geral,Reafirmando os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas,Reafirmando também os direitos humanos e as liberdades fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos tratados internacionais de direitos humanos relevantes, incluindo o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais,Reafirmando ainda mais a Declaração de Viena e o Programa de Ação,Notando que o ritmo acelerado de desenvolvimento tecnológico permite que pessoas em todo o mundo usem novas tecnologias de informação e comunicação e ao mesmo tempo aumenta a capacidade dos governos, empresas e indivíduos para realizar vigilância, interceptação e coleta de dados, o que pode violar ou abusar direitos humanos, em especial o direito à privacidade, tal como estabelecido no artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e no artigo 17 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, e é, portanto, um problema cada vez mais preocupante,Reafirmando o direito humano à privacidade, segundo o qual ninguém será sujeito a interferências arbitrárias ou ilegais na sua privacidade, família, lar ou correspondência, bem como o direito à proteção da lei contra tais interferências, e reconhecendo que o exercício do direito à privacidade é importante para a realização do direito à liberdade de expressão e de ter opiniões sem interferência e um dos fundamentos de uma sociedade democrática,Sublinhando a importância do pleno respeito à liberdade de buscar, receber e transmitir informações, incluindo a importância fundamental de acesso à informação e participação democrática,Acolhendo o relatório do Relator Especial sobre a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e de expressão, apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em sua vigésima terceira sessão, sobre as implicações da vigilância de comunicações sobre o exercício do direito humano à privacidade e à liberdade de opinião e de expressão,Enfatizando que a vigilância e/ou intercepção de comunicação ilegal ou arbitrária, bem como a recolha ilegal ou arbitrária de dados pessoais, como atos altamente intrusivos, violam os direitos à privacidade e à liberdade de expressão e pode contradizer os princípios de uma sociedade democrática,Notando que, embora as preocupações sobre a segurança pública podem justificar a coleta e proteção de determinadas informações sensíveis, os Estados devem assegurar o pleno cumprimento das suas obrigações no âmbito do direito internacional dos direitos humanos,Profundamente preocupados com o impacto negativo que a vigilância e/ou intercepção de comunicações, incluindo a vigilância e/ou intercepção de comunicações extraterritorial, bem como a recolha de dados pessoais, nomeadamente quando realizadas em larga escala, pode ter sobre o exercício e gozo dos direitos humanos,Reafirmando que os Estados devem assegurar que todas as medidas tomadas para combater o terrorismo sejam feitas em conformidade com suas obrigações sob o direito internacional, em particular os direitos humanos internacionais, direito humanitário e de refugiados,1. Reafirma o direito à privacidade, segundo o qual ninguém será sujeito a interferências arbitrárias ou ilegais na sua privacidade, família, lar ou correspondência, bem como o direito à proteção da lei contra tais interferências, tal como estabelecido no artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do artigo 17 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos;2. Reconhece a natureza global e aberta da Internet e do rápido avanço nas tecnologias de informação e comunicação como uma força motriz para acelerar o progresso rumo ao desenvolvimento em suas várias formas;3. Afirma que os mesmos direitos que as pessoas possuem fora da internet (offline) também devem ser protegidos na internet (online), incluindo o direito à privacidade;4. Convoca todos os Estados:(a) A respeitar e proteger o direito à privacidade, inclusive no contexto da comunicação digital;(b) A tomar medidas para pôr fim às violações desses direitos e para criar as condições para evitar que tais violações, inclusive assegurando que a legislação nacional se adeque com as suas obrigações no âmbito do direito internacional dos direitos humanos;(c) A rever os seus procedimentos, práticas e legislação relativa à vigilância de comunicações, a sua intercepção e de recolha de dados pessoais, incluindo a vigilância em massa, interceptação e cobrança, tendo em vista a defesa do direito à privacidade, garantindo a plena e efetiva implementação de todas as suas obrigações no âmbito do direito internacional dos direitos humanos;(d) A estabelecer ou manter mecanismos existentes independentes eficazes de supervisão nacionais capazes de garantir a transparência, conforme o caso, e accountability da vigilância estatal das comunicações, da sua intercepção e recolha de dados pessoais;5. Solicita ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos que apresente um relatório sobre a proteção e promoção do direito à privacidade no contexto da vigilância e/ou intercepção de comunicações digitais e recolha de dados pessoais, incluindo em grande escala, para o Conselho de Direitos Humanos, em sua Vigésima Sétima sessão, e à Assembléia Geral, em sua sexagésima nona sessão, com pontos de vista e recomendações, que devem ser considerados pelos Estados-Membros;6. Decide examinar a questão em sua sexagésima nona sessão, sob o sub-item intitulado "questões de direitos humanos, incluindo abordagens alternativas para melhorar o gozo efetivo dos direitos humanos e liberdades fundamentais" do item intitulado "Promoção e proteção dos direitos humanos".
28 de novembro de 2013
Privacidade e direitos humanos: entre discursos e resoluções
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