Doutrina do Choque

O documentário abaixo, lançado em 2009 por uma produtora britânica, é a versão cinematográfica para o best-seller The Shock Doctrine: the rise of disaster capitalism, lançado pela incrível jornalista Naomi Klein, uma das mais importantes vozes do pensamento crítico canadense. O livro, publicado em português e mais embasado que muitas teses de doutorado, mostra como os advogados da privatização, da desregulamentação e do livre-mercado têm atuado para impôr novas ordens e arranjos institucionais após momentos de desastre e choque. É um retrato da era friedmaniana que culminou na crise econômica global de 2008.

As legendas estão um pouco falhas, mas nada que atrapalhe a compreensão do filme, que é imperdível. A indicação é de uma amiga, Raquel Sirotti.

Um comentário:

  1. muito bom! Mas não estou tão certa quanto a estarmos "imunes" aos choques provocados...Também penso nas consequencias da crise no oriente médio, da primavera árabe, de uma possível guerra (se o candidato republicano vencer) e de como essa doutrina pode prevalecer, concentrando renda e poder nas mãos de pequenos grupos econômicos.

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês