24 canções (gringas) de 1987

Essa semana eu faço aniversário. Dia 14 de outubro viro a casa dos 23 anos para 24 - um número emblemático e cheio de piadinhas relacionadas ao decadente jogo do bicho.

Bom, pra não passar em branco (e também pra não falar de crise sistêmica, problemas jurídicos ou déficit democrático em nossa sociedade), resolvei descansar a mente por algumas horas e ouvir algumas músicas de 1987, ano que nasci. Queria saber o que meus pais estavam ouvindo neste louco período histórico que hoje é apenas um número.

Ouvindo uns clássicos e outros, resolvi listar 24 músicas lançadas há 24 anos. Algumas são extremamente conhecidas até hoje, outras nem tanto. Para manter um estilo (imperialista) único, deixei de lado as canções de importantes discos brasileiros lançados em 1987 - como Sexo! do Ultrage a Rigor, Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas do Titãs, Que País É Este do Legião Urbana, A Revolta dos Dândis do Engenheiros do Havaii, Justiça Social do Bezerra da Silva, Décimas de um Cantador do Zé Ramalho, Histórias de Sexo & Violência dos Replicantes, Nenhum de Nós do Nenhum de Nós, Nunca Fomos Tão Brasileiros da Plebe Rude, Vida Bandida do Lobão, Somos América do Tim Maia e O Poeta Está Vivo do Cazuza - e optei somente por canções de países de língua inglesa, que dominavam as rádios e a produção de videoclipes na época.

A lista é bem eclética. Esse ano de 1987, pelo visto, teve muita coisa diversa lançada no mercado musical. O U2 provavelmente estava no topo das listas com o lançamento do cultuado Joshua Tree, seguido pelo recém desintegrado R.E.M., que havia subido às paradas após anos e anos no circuito universitário. O hoje decadente Axl Rose estava no ápice da forma com o Guns N' Roses e o (muito bem vendido) disco de estreia Appetite for Destruction, enquanto que o The Cure havia surpreendido com o disco Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me, repleto de boas músicas. A disputa era intensa entre Estados Unidos e Inglaterra pelo mercado global, apesar de algumas bandas escaparem deste eixo, como o INXS e Midnight Oil - ambos de ex-colônias britânicas. Na música pop, imagino que Prince tenha levado uma surra do falecido Michael Jackson, enquanto que os ex-membros da banda inglesa Joy Division tomavam de assalto as pistas de dança com o New Order, ao lado dos londrinos do Pet Shop Boys (que eu não tenho muito apreço). No underground, muita coisa rolou. O Dinosaur Jr. disparou as vendas e abriu espaços pra outras bandas que exploravam a sonoridade da guitarra, como o Sonic Youth e Pixies (bandas que iriam dominar o indie rock anos depois e influenciar uma pancada de novas bandas). No Reino Unido, a escocesa Jesus and the Mary Chain chegou ao 5º lugar e abriu espaço para o estilo shoegaze. Por lá, o amigo de Bowie, David Sylvian, também lançou um excelente disco. Nos Estados Unidos, o rock mainstream do Aerosmith dominou boa parte do país com o disco Permanent Vacation, enquanto que os Red Hot Chilli Peppers exploravam novas formas de mesclar funk com rock na Califórnia.

É óbvio que tem muito mais, mas a seleção se limita a essas canções abaixo. Acho que flashback vale a pena. Engraçado ouvir essas músicas e pensar que provavelmente algumas delas embalaram meu sono durante meus primeiros meses de vida. Mesmo sem lembrar, algumas melodias devem estar enraizadas em algum lugar da minha alma.

Boa jornada ao passado!






































































4 comentários:

  1. Duvido muito que 2011 embale tantos clássicos de sucesso como 1987, nêgo!
    Quanta coisa boa!

    ResponderExcluir
  2. Rafa! Genial! Com certeza sua mãe também ouvia algo do echo... A minha memória é péssima, mas pensando em vc pesquisei shows em 1987 - eu não perdia um.
    Esse realmente foi sensacional como vc poderá ver como esse cara descreveu no link a seguir.
    O mais legal é que encontrei, nesse periodo em que esteve no Brasil, o vocalista Ian McCulloch na Rose Bom Bom - uma balada maravilhosa que existia na Oscar Freire. As noites ali eram mágicas - saudades!!! Beijos e vamos comemorar esse niver heim! :)

    http://www.screamyell.com.br/musica/echosaopaulo.html

    uma das minhas favoritas = http://www.youtube.com/watch?v=aX1PwkgwsG0

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês