Protestos silenciados

Abra o site da Folha de São Paulo. Se não quiser abrir o da Folha, abra o de qualquer outro site de notícias (UOL, por exemplo).

Agora procure qualquer notícia sobre um dos maiores protestos trabalhistas dos últimos vinte anos ocorrido ontem em Londres, no qual 250.000 pessoas marcharam no centro da capital inglesa e se concentraram no Hyde Park, entrando em choque com a polícia. 

Você - assim como eu - não encontrou nada a respeito, não é mesmo?


Pois é. A mídia mainstream ignora qualquer tipo de manifestação popular contra as medidas de austeridade e não noticia os protestos contra os governos conservadores no poder em grande parte dos países europeus, como o "March For The Alternative", que aconteceu ontem na Inglaterra.

A única forma de se manter informado é recorrer aos próprios jornais ingleses, como o The Guardian - que fez uma cobertura completa de mais um dia que parou Londres.

É patético, ao mesmo tempo que óbvio o porque disso tudo. Minha indagação, todavia, é: será que os meios de comunicação temem que o mundo veja o exemplo inglês? 

Se as revoltas no oriente médio serviram de ânimo para novas organizações populares (quando tudo parecia perdido num cenário pós-crise econômica mundial), qual seria o efeito da revolta da multidão numa escala global?

Minha impressão é que os pequenos (em número, não em poder) grupos capitalistas que detém o controle sobre os tradicionais veículos de informação - responsáveis por repassar a notícia já pronta para outros meios - não querem que a população veja o surgimento de grupos radicais, como o novo movimento anarquista londrino, que  causou estragos nos protestos de ontem.



Como noticia também o Telegraph, Trafalgar Square (um dos pontos turísticos de Londres) tornou-se um  verdadeiro campo de batalha. No violento protesto, ao menos duzentas pessoas foram presas.

Os ingleses estão fartos das medidas anti-sociais do governo liberal-democrata de Cameron. Segundo alguns jovens revoltados, "the revolution begins here".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos no mês