A importância do ato de ler

Imagine a cena. O ano era 2005. Eu estava no primeiro ano de faculdade, no primeiro mês da disciplina de "Introdução à Pesquisa Jurídica e Metodologia Científica". A professora passa um trabalho: a leitura do livro A importância do ato de ler e a elaboração de um fichamento. Daí você pensa: -Peraí. Vou ler um livro sobre a importância do ato de ler?


Pois é! Resolvi ler a obra, que é curta (menos de cinqüenta páginas). E devo dizer que foi uma das melhores leituras que fiz nos primeiros anos no curso de graduação.

Pra você entender do que se trata, leia esta resenha: O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire, relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto em cuja percepção experimentava e, quando mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão ia aprendendo no seu trato com eles, na sua relação com seus irmãos mais velhos e com seus pais.

O livro é conciso e traz uma mensagem muito importante para a educação. E pode ser lido aqui.

Aproveite.

Um comentário:

marcelo disse...

A EROTICIDADE DO ATO DE LER

Nildo ALage


Ler é Eros, seduz o coração,
Acaricia o intimo,
Embala as fantasias,
Penetra pelas entranhas da alma
E desperta os instintos mais primitivos,
Estuprando o ego que nunca se sacia.
Ler é um gozo indescritível
Que nos arrebata para o universo do bel-prazer,
Fertiliza os conhecimentos,
Sacia o desejo de saber
Germinando em cada EU
Uma semente de sabedoria.
A leitura é uma prostituta de luxo
Da supra realidade
Que abusa do prazer de sentir
Da sua vontade de querer cada vez mais
Levando EU, a plenitude do NÓS de NÓS.
Ler é uma viagem
Atira-nos ao oceano da ciência
Uma vibração tão intensa
Um êxtase tão louco...
Uma vida, apenas, é o suficiente para satisfazê-lo?

Mais lidos no mês

Mailing E-mancipação