Existem bandas que conseguem ultrapassar o sentido da audição. Vão além. As frequências sonoras transcendem esse incrível poder sensorial (o da audição) e conseguem criar ambientes, te transportam pra determinados lugares, te fazem ver coisas. Os Bandidos Molhados é uma dessas bandas. Esse quarteto do interior do Paraná faz isso com maestria desde o início de 2009 e transforma o barro roxo da cidade de Maringá em areias douradas da costa californiana. Ouvir o terceiro EP da banda, Sagaz!, lançado depois de Nós Somos os Bandidos Molhados (jul/2009) e De Cienfuegos La Habana (out/2009), é uma experiência sonora e visual. Impossível não se sentir em alguma cena de Pulp Fiction com o som desses rapazes. Impossível não bater os pés no ritmo da bateria acelerada de Marco, no baixo linear e denso de Caio e nas notas das guitarras reverberadas de Benites e Vinnie.
Ouvindo Sagaz!, mostram-se claras as influências de Dick Dale e Surfaris nas três músicas que integram o EP. A faixa de abertura, que leva o nome do disco, tem por base um marcante riff de guitarra decrescente em escala pentatônica, acompanhado por uma linha de baixo de três notas constantes. A bateria não para de comer enquanto a guitarra solo brinca com harmonias bacanas. Miami Beach já mostra um Bandidos Molhados mais produzido, com guitarras separadas em canais e uso meia-lua na percussão no início da música. O riff crescente mistura-se com guitarras em bends durante um minuto e meio de viagem sonora. Caixote Open, terceira faixa, já abusa de palminhas, notas mais agudas nas guitarras e palhetadas aceleradas dick-dalianas. A bateria e o baixo formam a cozinha ideal, agressiva e pesada, dando espaço para as variações melódicas da guitarra solo, que varia do surf pro country-rock de forma prazerosa.
De cara, percebe-se um Bandidos Molhados mais agressivo, afastando-se um pouco do cool-surf do The Tornadoes perceptível nos EPs anteriores (como na faixa O Vôo da Gaivota, do primeiro disco), aproximando-se do instrumental do The Trashmen – do clássico Surfin’ Bird - com uma vertente mais rock.
Eles são Os Bandidos Molhados: piás sagazes que vieram para surfar em terras vermelhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário