Big Dog

"O rock é a causa e a solução dos nosso problemas", disse Beto Bruno, vocalista da banda gaúcha Cachorro Grande, que para mim é uma das melhores bandas de rock mainstream da última década no Brasil e que se apresenta hoje em Maringá, em show promovido pelo Diretório Central dos Estudantes.

A banda já está há mais de dez anos na estrada e se tornou famosa ao propor um som sessentista, com forte influência de The Kinks, The Who, Rolling Stones, Beatles e outros grupos britânicos. O próprio visual da banda (geralmente com seus ternos italianos preto-e-branco com gravatas finas) remete ao movimento Mod, da Londres de 60.

Na minha análise, vejo que um dos grandes trunfos da Cachorro Grande foi utilizar-se da MTV, canal de música que já viveu seus tempos áureos, para lançar clipes bem montados do seu primeiro disco, lançado em 2001. Lunático e Sexperienced rapidamente entraram em listas dos Top 10 MTV, e a banda deixou de ser conhecida apenas em Porto Alegre, para se tornar uma referência musical rockeira em todo o país.





Em 2004, a banda lançou As Próximas Horas Serão Muito Boas e, em 2005, "estourou" com Pista Livre, álbum que inclusive foi masterizado no Abbey Road Studios em Londres, emplacando hits como Você não sabe o que perder e a balada Sinceramente.


Nesta época, a banda atingiu o status de pop, participando de diversos programas da Rede Globo, como o programa Altas Horas e o Show da Virada. Nada que desmereça o trabalho da banda.

Em 2007, após participar do disco MTV Bandas Gaúchas, a Cachorro Grande lançou o álbum Todos os Tempos, disco que não fez tanto sucesso quanto o de 2004, mas que se tornou conhecido por algumas músicas, como Roda Gigante.


Em 2009, a banda lançou Cinema e abriu a turnê do grupo inglês Oasis, ícone do britpop dos anos noventa, em diversos shows nas capitais brasileiras.

O show de hoje não é o primeiro na Cidade Canção. A banda já se apresentou várias vezes na cidade, em diversas casas de show, como a Velvet Bar e o MPB.

A diversão fica garantida, ainda mais considerando que o show de hoje é totalmente DE GRAÇA.

Nos vemos lá.

Um comentário:

Mais lidos no mês