Antes tarde do que nunca!

Dia 18 de Dezembro em Maringá, numa sexta-feira, rolou a última festa do ano no Tribo's Bar, fechando um ano interessantíssimo para o rock na cidade.

A festa não tinha nome (alguns apelidaram de Last Fucking Friday). Muito menos cartaz ou divulgação. Foi tudo meio que em cima da hora e eu mesmo fiquei sabendo da festa pela internet (via Twitter), através da própria banda que iria tocar naquela noite, a excelente Nevilton - a tão comentada banda revelação do cenário independente nacional.

Além do trio de Umuarama, foi escalada a banda Eco Estático para abrir a noite.

E devo dizer que me impressionei com a banda de abertura. Digo isso, pois cria-se um clima ruim quando se tem uma excelente banda autoral e uma banda cover para abrir o show. Não é muito bacana. Ainda mais considerando a recente perseguição às bandas covers em Maringá, visando a valorização dos grupos autorais da cidade. Afinal, Maringá era a cidade das bandas covers em 2006 (tínhamos covers de todas as bandas mainstreams) e hoje nota-se um cenário completamente diferente.

Mas o Eco Estático surpreendeu e não se intimidou com a resistência anti-cover de quem vai a um show autoral. Com um repertório selecionado de clássicos dos anos 60 e 70 (The Who, Beatles, Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre outros), fizeram todo mundo beber e dançar naturalmente, gritando refrões eternos.

"Ecos Estáticos: só clássicos!"

Mandaram bem.

Depois, subiu ao palco o trio mais querido do interior do Paraná. Só alegria, só alegria, como bem repetia o vocalista e guitarrista Nevilton de Alencar. Acompanhado de Tiago "Lobão" e Chapolla na bateria, eles arrebentaram com mais um show incrível, repleto de belas composições do trio, que está prestes a lançar o primeiro CD em São Paulo, no ano de 2010.

"Nevilton em ação - colocando todo mundo pra dançar"

Todos lá no Tribo's conheciam Nevilton. Sim, ele é o cara. E os maringaenses têm um carinho muito especial pela banda, como se fosse uma banda dali, da cena local. E praticamente são.

No set list, tocaram Bolo Espacial, Nas Esquinas de Umuarama, Singela, Paz e Amores, A Máscara, e tantas outras grandes composições da banda. No mais, para comemorar o ano novo e o desaparecimento bizarro de Belchior em 2009, tocaram "Sujeito de Sorte".

"Papapapapapapa!"

Mas a grande surpresa do show não foi o clássico do Belchior, nem os virtuosos solos de Nevilton em cada composição própria. O que agitou todo mundo mesmo foi um belo dum forrózão tocado pela banda em "Asa Branca", ao mesmo tempo em que Nevilton pulava do palco para a platéia, dançando com todo mundo enquanto fazia o manjado solinho na corda de Sol (havia colocado Mi, mas o próprio Nevilton me corrigiu via msn).

"Quando oiei a terra ardenoooo"

Sensacional. Que energia gostosa! Todo mundo ali, dançando, se divertindo. Até o pai do Nevilton estava lá (dando uma de Roadie). E eu fiz questão de conversar com o pai de fera e dizer: Teu filho é o cara.

Quando era três e meia da manhã tive que ir embora, pois tinha aula na UEM na outra manhã, e o Nevilton ainda estava lá detonando no palco. Com certeza a festa se prolongou até altas horas da manhã, com Jams Sessions entre as bandas e outras farras comuns lá no palco da Tribo's.

Enfim, a melhor banda do Paraná fechou com chave de ouro um ano de muita produção independente nacional e local!

E que 2010 seja tão interessante e empolgante quanto foi esse ano. Desta fez, sem recesso de gripe suína, cancelando os festivais e shows de rock. E sem temporais devastadores também! Vamos torcer.

Então é isso! Um feliz natal atrasado para todos!

E um presentinho para vocês: Música nova do Nevilton, com tema de Natal!!! Então, Papai Noel... É só clicar e ouvir!

"Zanatta, Lobão e Nevilton"

Viver em paz, com quem quer que seja, ouvindo música e bebendo cerveja, essa é a vida que eu pedi para Deus, só isso e nada mais. - Esse Nevilton é um poeta!

12 comentários:

  1. arrroooooooeeeeee!!!! :D abração, Zanatta!!! e vou encontrar o outro Zanatta's Brother semana que vem em Floripa, hein!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Aproveitem e façam uma música! Daí a gente grava em 2010 com o Nanan & O Tanque! :D

    ResponderExcluir
  3. Realmente, foi uma noitada boa pra dedéu, heim!!!
    Valeu pela presença e pela resenha, cumpadi.
    Nos vemos pelas estradas.

    ResponderExcluir
  4. Hey man !
    curti o blog, ideia excelente !
    e curti mais ainda o comentário sobre a eco estático ! muito bom ler tudo o que lemos aqui.. super incentivo, do caralho ! vamo que vamo evoluindo, mesmo sendo meros pequenos gafanhotos, o róque que nos aguarde, e muito dele para nós em 2010! valeu Zanatta, foi um prazer te conhecer e vamos marcar de tomar umas pela cidade canção.
    Um abraço do Emilio vocalista da Eco Estático e de toda banda, ficamos muito felizes pelos comentários, valeu !

    ResponderExcluir
  5. aOw Rafaa!
    Brigadão mesmo em!
    to ligado que grande
    parte das músicas que rolaram
    ali é de sua graça!

    Nos vemos mais em!
    e afim de ver o vc
    mandando bala tbm!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. A turma do gargarejo assina embaixo de seus comentários, realmente a noite foi pra lá de ótima e o EcoEstático detonou. Chamo a atenção p/ presença de palco do cover Jhimy Hendrix, o garoto Thiago toca muuuiiiitttooo. MARAVILHA.

    ResponderExcluir
  7. O cara é endiabrado mesmo. Loucura.

    To curioso pra ouvir as futuras composições, que o Luiz Emílio prometeu no balcão do boteco.

    ResponderExcluir
  8. Quero poder berrar mto mais ainda nesses shows! Mandaram todos mto bem! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. Achei os assuntos do seu Blog bem interessantes....

    Gostaria de convidá-lo a visitar nosso Blog e dar sua opinião sobre nossa lista dos “melhores álbuns de 2009”....
    Obrigado,
    minervapop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Asa Branca é legal, mas O OVO, do HERMETO PASCOAL, foi DEMAIS pros meus OUVIDOS!



































    (antes tarde que nunca!)

    ResponderExcluir
  11. É verdade, Bruninho. Bem lembrado. Esse Nevilton é doido.

    ResponderExcluir
  12. Luiz Emilio Zamberlan12 de janeiro de 2010 às 14:50

    Hey man, como prometido no balcão do bar... estamos em estúdio kkk assim que tiver algo pronto lhe passo. Um abraço, da-lhe róóóque, e da-lhe róóque juntos !

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês