Direito e Economia: 30 anos de Brasil

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV) mais uma vez provou que está muito a frente das outras Faculdades de Direito do país ao lançar uma obra monumental sobre a relação entre direito e economia no Brasil. O livro, dividido em três tomos, contém depoimentos de importantes autoridades nas áreas econômicas e jurídicas e artigos sobre temas importantes na agenda contemporânea das duas ciências.

O primeiro tomo do livro conta com depoimentos de Ada Pellegrini Grinover, Antônio Delfim Netto, Arnoldo Wald, Ary Oswaldo Mattos Filhos, Carlos Ari Vieira Sundfeld, Guido Mantega, Henri Philippe Reichstul, Luciano Coutinho, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Marco Aurélio Mello, Maria Helena Santana, Nelson Jobim, Pedro Malan, Pérsio Arida e Yoshiaki Nakano.

O segundo tomo, que contém ensaios sobre direito e economia, possui textos de Bernardo Gouthier Macedo ("Economia e Direito: um diálogo entre iguais"), José Reinaldo Lima Lopes ("Direito e Economia: os caminhos do debate"), Ronaldo Porto Macedo Junior ("Posner e a Análise Econômica do Direito: da rigidez neoclássica ao pragmatismo frouxo"), Bruno Meyerhof Salama ("A História do Declínio e Queda do Eficientismo na obra de Richard Posner"), Pedro Dutra ("Regulação Econômica: trajetória e perspectivas"), Luciana Gross Cunha ("Governança da Justiça"), Oscar Vilhena Vieira & Dimitri Dimoulis ("Constituição e Desenvolvimento") e José Garvez Ghirardi ("Os Entretantes do Progresso").

O terceiro tomo, dedicado ao debate contemporâneo em economia, contém artigos de Luiz Antônio de Oliveira Lima ("Visões Econômicas: o debate contemporâneo em economia"), Ana Lúcia Pinto Silva et al. ("Principais Conceitos Econômicos") e Maria Lúcia Padua Lima ("A Política Econômica no Período 1979/2010").

O lançamento do livro, ocorrido em 21 de março de 2012 na sede da Direito GV de São Paulo, contou com um debate com Yoshiaki Nakano, diretor da EESP, e o ex-ministro do STF e professor visitante da FGV Direito Rio, Nelson Jobim. O vídeo foi disponibilizado esta semana pelo canal da FGV no YouTube. Para os pesquisadores da área, as palestras são de extrema valia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos no mês