Dica aos músicos: Estúdio em Maringá

A palavra estúdio vem do latim (studio) e deriva do studere, que significa ânsia de conseguir algo. Reintroduzida nas línguas modernas com mais vigor após o Iluminismo, é considerado o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. É o habitat do artista moderno; o espaço de criação individual ou coletivo.

Ano passado passei muitas horas em estúdio gravando com o Nanan - banda comandada pelo meu irmão Renan. Foram horas tensas empunhando uma guitarra, mas prazerosas. Criar, produzir e gravar é sempre uma experiência única. É preciso um lugar que deixe o artista confortável para se soltar.

Felizmente, a nossa banda contou com um estúdio muito bacana em Maringá, o DIPBR - empreendimento captaneado pelos amigos Eduardo Sampaior e Emanuel Tavares. 

O "Dudu" é formado em música como técnico pelo conservatório Souza Lima College of Music Berklee. É produtor, músico e arranjador, além de tocar no conhecido grupo Disritmia. Já o Emanuel se formou pela Berklee College Of Music e é um excelente engenheiro de som, mixagem e materização. Os dois são sócios e proprietários do estúdio.

O estúdio passou por uma intensa reestruturação e acaba de inaugurar um novo website para divulgar seus trabalhos. Veja aí que bacana o Nanan em destaque no site!


Em conversa recente com o Dudu, ele me contou que dois novos equipamentos foram adquiridos em março:  um microfone Neuman U87 e um equalizador valvulado Avalon 747 para masterização analógica. O equipamento do estúdio pode ser conferido no próprio site dos rapazes.

E tem mais uma novidade. Em breve, o estúdio irá para outro local. Por enquanto, o DIPBR está na Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, 155. A previsão é que daqui três meses o estúdio fique na Rua Paraíso, 65.

Se precisar gravar algo ou quiser tirar alguma informação, contate o Dudu (dudu@dipbr.com.br).

Dia 16 de Abril o Renan retorna do Havaí (USA) e nós finalizaremos as gravações de suas dez músicas que integrarão seu primeiro disco. A expectativa é de que boas canções sejam lançadas ainda esse ano!

Quem viver, ouvirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos no mês