Onde estão as boas bandas inglesas?

Faço uma pausa nos meus estudos por um motivo nobre. Vamos, rapidamente, falar de música - afinal, esse blog não chegou a concorrer uma vez numa premiação da Sonic Flower Club junto com outras páginas somente de música?

Pois bem. Mas é jogo rápido. Estive analisando os melhores lançamentos desse ano e é claro que não ouvi muita coisa,  pois o (infernal) último ano da Faculdade de Direito tem me tomado muito tempo; sinto, infelizmente, que este é o ano menos musical de minha vida.

Voltando ao que interessa: estive pesquisando, ouvindo e analisando novos discos desse ano e, após gravar um CD (mp3) pra ouvir no carro, percebi que só estou ouvindo bandas norte-americanas. Porque será? Onde estão as boas bandas inglesas? Será que estou por fora ou não há nada de bom sendo feito na saudosa ilha?

Estranho. Nesse disquinho que eu gravei pra ouvir no carro (e pra não estressar no trânsito caótico de Maringá), por exemplo, tem o disco homônimo do Broken Bells, que é uma banda de Los Angeles (CA); tem o último disco do Spoon (Transference), excelente grupo de Austin (TX); tem o último (e belíssimo) do Band of Horses (Infinitive Arms), banda de Seatlle (WA); tem o comentado disco do Vampire Weekend (Contra), banda universitária de New York (NY); o surpreendente terceiro disco do Delta Spirit (History From Below), banda de San Diego (CA), entre outros.



Enfim, não estou curtindo nada da Inglaterra, situação completamente oposta aos anos de 2008 e 2009, os quais estive acompanhando de perto a cena britânica e os bons lançamentos de lá.

Afinal, o que está acontecendo com as bandas do Reino Unido? Alguém pode me apontar alguma boa banda de rock inglesa que lançou um disco decente este ano? - Flávio, me ajuda nessa, você que sempre está por dentro da New Music Express.

É somente uma perspectiva subjetiva distorcida ou as bandas norte-americanas e canadenses dominaram a música independente (e de qualidade) neste ano?

4 comentários:

  1. Eae Zanatta, blz?

    Cara, tbm to no mesmo esquema, acho q as bandas americanas tao mandando melhor nesse ano, ou pelo menos sao as q me agradam mais, bandas como: drums, passion pit, surfer blood, jaguar love, vampire weekend, japandroid, wavves, crocodiles...

    Mas tem tbem umas bandas do reino unico q vale a conferida, The xx (q ate levou o mercury prize de 2010) lançou um discão, the big pink tbem, two door cinema club tbem eh outra que vale muito ouvir, bombay bicycle club...ah!!! o munford & sons eh uma puta banda foda!!!
    ... xiii, o big pink e o xx lançaram disco ano passado... ta feio mesmo hehehe

    mais o q to esperando eh o segundo disco de varias bandas de la.como: friendly fires, white lies, glasvegas... se eh rapaziada seguir o exemplo do horrors e o klaxons 9q eu odiava) vou ficar feliz com a inglesada :D

    depois se lembrar mais nomes coloco aqui.

    ResponderExcluir
  2. eita porra, o disco do munford and sons tbem eh do ano passado... mas acho q tem mais algumas desse ano q nao estou lembrando...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse ano é do Rock Americano mesmo, além das bandas citadas, temos os americanos do The National que lançaram um senhor disco, o Drive By Truckers e até o disquinho meia boca do Interpol.

    De ingleses mesmo, que estou ouvindo que lançaram trabalhos esse ano, só o Two Doors e o Bombay Bicycle.

    Essa questão foi até capa da NME se não me engano. "A Invasão Americana".

    Porém, no meu ver, algumas dessas bandas americanas são fortemente influenciadas pelo rock britânico atual ou mais antigo. O que não tira o mérito dos americanos estarem mais inpirados em 2010.

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês