A noite de gala do rock em Maringá

Com certeza, o assunto mais comentado nessa semana é a premiação da Sonic Flower Club, Melhores de 2009, que acontece amanhã (20/01) no Trip Tattoo Bar, na Av. Cerro Azul, a partir das 21h.


A festa dispensa maiores comentários. Acredito que você, leitor deste blog, sabe do que se trata. Se não sabe, é só ler essa matéria do O Diário, que está bem explicativa, ou ver o vídeo de divulgação do evento:


Pois bem. Como eu havia comentado, o Blog do Zanatta está lá indicado na nova categoria de "Melhor Blog" - o que me causou espanto. Uma surpresa agradável, digamos.

Além deste blog, foram indicados os blogs: Culturanja, Espora de Galo, T.Recs e Tortillas de Merengue. Todos blogs incríveis.

Bom. Analisando essa indicação e o pseudo-clima de competição entre os amigos-blogueiros (amigável, claro!), eu me pergunto: o que é ser o melhor blog?

É extremamente subjetivo analisar o mérito de cada blog dentro de uma perspectiva tão ampla como esta que foi posta. Ficaria muito mais fácil analisar cada blog dentro de uma ótica, ou de um estilo de blog.

Por exemplo, se pensarmos sob o prima informativo, é óbvio que teremos como o melhor blog o Espora de Galo, com suas mil e quinhentas postagens em 2009 e 2010. O blog, criado por Thiago Soares, é a referência musical de Maringá. Funciona como um grande radar, captando as informações da cena local, do independente e do mainstream. É, enfim, um portal de notícias, sempre muito breve e objetivo.

Se pensarmos no melhor blog no sentido discográfico, creio que o T.Recs é o melhor. Cheio de downloads e resenhas musicais, a proposta do blog, criado por Gabriel e Tomas (DJs e fundadores da T.Recs), é a mais ilegal pirataria musical. De vez em quando rola um vídeo bizarro (tipo do Daniel, flanelinha muito louco) ou algum texto pessoal, mas nota-se que é um blog voltado para downloads de bons discos independentes. Foi lá, inclusive, que descobri o disco do Eels (Prizefighter), que ficou em primeiro lugar na minha lista dos melhores discos de 2009.

Se analisarmos no viés do gênero musical, o blog Tortillas de Merengue é o melhor blog, pois traz a discografia, informações e vídeos de diversas bandas de Ska. Ao contrário do T.Recs, Marco Gomes deixa claro que o blog não apoia a pirataria e que os discos disponibilizados de Ska Jazz são para uso doméstico. Dentro desse estilo (jazz ska), é um blog que vai a fundo e divulga artistas do mundo todo neste gênero. É um blog muito visitado (mais de 11 mil acessos) e que visa um público além de Maringá.

Sob o aspecto cultural, é claro que o blog do podcast Culturanja aparece como o melhor. Afinal, o Culturanja fala de "galinhas, laranjas e cultura; Hortifrutigranjeiros culturais; de resenhas a receitas da saborosa cultura". O blog sempre "linka" os brilhantes textos dos escritores Tiago Inforzato (o lendário Lobão, baixista do Nevilton!) e Caroline Guimarães Gil (que já lançou um e-book no ano passado), ambos cidadãos de Umuarama. Outrossim, o podcast é excelente, e está sempre no meu iPod.

Portanto, não é tão simples falar do melhor. Podemos pensar no melhor em diversos aspectos, conforme já exposto. E ficou fácil demonstrar como cada blog é competente o suficiente para ser o melhor.

E quanto a esse blog? Seria possível analisá-lo dentro de uma perspectiva?

Acho que poderíamos pensar nele como um blog pessoal, acima de qualquer classificação. Afinal, não me importo em trazer todas as notícias do mundo, em resenhar os melhores discos, em disponibilizar álbuns para download ou em escrever somente sobre música.

É claro que em muitos momentos eu falo de música e me importo demais com um melhor nivelamento da música independente maringaense, pois sou músico e tenho tocado nos bares locais desde de 2006 com a Frank The Tank e, agora, com o Nanan.

Mas também não falo (ou escrevo) só de música. Falo de viagens, de filmes, cotidiano... falo sobre direito, universidade, literatura e outros temas que me cercam. São reflexões existencialistas tolas, mas refletem minha tentativa desesperada de não ser um homem medíocre.

Acho que alguns posts, como relatos de festas com grandes bandas (Charme Chulo, Nevilton, etc), divulgação dos shows locais, a lista pessoal dos melhores discos de 2009 no Brasil e na gringa e iniciativas como a coletânea "Cidade Canção 2009" foram fatores que contribuíram para a indicação de Melhor Blog, dentro de uma premiação musical.

Já a festa vai ser uma grande farra. Vou inclusive apresentar o prêmio de "Melhor Disco Nacional de 2009", junto com o Chiquinho da banda Draw The Line (efeitos da lista?) e me divertir com toda a galera envolvida na música em Maringá. Mas, de forma alguma, vou com a pretensão de levar o prêmio.

Agradeço ao Flávio (valeu, cara!), agradeço aos amigos que votaram e agradeço aos leitores anônimos que ficam tímidos e não comentam no blog. Somente a indicação já é motivação suficiente para continuar escrevendo.

Enfim. O meu prazer é dialogar com você, como se estivéssemos numa mesa de bar. A diferença é que aqui eu não calo a boca - e no bar é provável que fique com ela cheia de cerveja, simplesmente te ouvindo.

8 comentários:

  1. Estou torcendo por vc, afinal a sua dedicação para reflexão é exemplar, isso que importa, independente do Blog ser considerado o melhor ou não. Vc pode ficar tranquilo que vc nunca será mediocre, um homem mediocre é facil conhce-lo.
    Pelo que conheço de sua sensatez que é muito grande e de sua sensibilidade que é muito profunda,vc continuara sendo esse ser maravilhoso que vc é. Sinto que vc sempre se importou com as pessoas e isso para mim é essencial para o desenvolvimento humano. Filho, te amo e cuide-se. Viva bem sua vida!!!

    ResponderExcluir
  2. depois do comentário da dona márcia, não há mais nada a ser dito.

    ResponderExcluir
  3. Grannnde Zanattaa!! parabéns pelo exelente texto e pela indicação ao prêmio, seu blog é do caralho!! De verdade.
    Aliás, só para constar hehehe eu acompanho o blog desde que você morava na Iglaterra, e olha que na época eu só te conhecia de vista cara; e outra, quando entrei a primeira vez aqui eu curti tanto que li desde o primeiro post. DE VERDADE!
    Muito legal a experiencia sobre sua vida la em londres e agora sobre a nossa querida cidade canção.
    Mais uma vez parabéns meu caro!
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Grannnde Zanattaa!! parabéns pelo exelente texto e pela indicação ao prêmio, seu blog é do caralho!! De verdade.
    Aliás, só para constar hehehe eu acompanho o blog desde que você morava na Iglaterra, e olha que na época eu só te conhecia de vista cara; e outra, quando entrei a primeira vez aqui eu curti tanto que li desde o primeiro post. DE VERDADE!
    Muito legal a experiencia sobre sua vida la em londres e agora sobre a nossa querida cidade canção.
    Mais uma vez parabéns meu caro!
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. tem nem graça né, Rannah??

    Mãe é mãe!

    Só o que eu posso adicionar, amor, é que sua forma é única. Você tem um jeito seu, que é lindo e envolvente. Sua maneira de escrever interage e permite interação. Eu sempre lhe comento: a maneira com que você se preocupa, que anseia por respostas, por diálogo, por EFEITO, isso tudo sempre me impressiona, pois você não é um expositor somente, você é um modificador, alguém que interfere. E isso, meu caro, isso é o que vale!

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês