The Fall and Rise of David Bowie

Pra mim, o David Bowie sempre esteve aí. Desde quando eu nasci, em 1987. Desde quando comecei a ouvir música, e não somente escutar música - como a maioria faz. Sempre esteve na MTV, como o "camaleão" da música, sempre esteve nas referências musicais de muitas bandas, e até no encarte de alguns álbuns de casa, como o disco do Wallflowers (Heroes) e o disco do Nenhum de Nós do meu pai, que tinha Astronauta de Mármore, versão bem sucedida de Star.

Só que eu não achava o David Bowie essas coisas. E acho que a culpa não foi minha, mas sim das circunstâncias até hoje. Pra começar, não tem nenhum disco do Bowie em casa. E taí uma boa pergunta: porquê? Não sei. Vou ter que esperar o Prof. Odacir e perguntá-lo:
- Pai, porque você não tem nenhum álbum do David Bowie?

Eu sempre soube da importância de David Bowie pra música. Sabia que ele era um dos compositores mais versáteis do rock, que era um homem que se reinventava a cada hora, que era um dos ícones com o maior número de cortes de cabelo (hahaha, cultura inútil total) e que era o pioneiro do "glam rock". Só que eu nunca gostei de glam rock. Pra falar a verdade, acho uma estupidez enorme usar vestidos pratas reluzentes com sapatos plataforma. Lembrava também que no filme "Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituida" havia um cartaz do David Bowie sinistro. E havia o show dele no filme.


Um dia Odaça chegou em casa com o DVD Glass Spiders. Um daqueles DVDs de banca. Mas que bosta de DVD, um show totalmente anos 80 (lado pejorativo dos anos 80), com encenações toscas, bateria programada (mais um problema dos anos 80), solos de guitarras exarcebados, sem necessidade. Enfim, todas as músicas são ruins nesse DVD. Inclusive Heroes e Let's Dance. As únicas músicas que eu conhecia a versão de estúdio e gostava.

Acho que esse DVD estragou a minha visão do Bowie. Mas não para sempre.


Minha concepção do que é Bowie mudou completamente depois de ter baixado RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS (1972).


Não ouvi os outros álbuns do Bowie na íntegra, mas acho que dá pra garantir, por experiência alheia, que esse é o trabalho definitivo do cara. O ápice!

Em cada música Bowie está diferente. Ora mais enérgico, ora mais contido, mais depressivo, mais alegre. As melodias são ótimas. A banda do Bowie era do caralho. Pô, bateria, guitarra, baixo na medida. O piano também dá um toque único, como em "Lady Stardust", uma das minhas preferidas dessas primeiras audições. Tem muitas que a guitarra está mais alta, dando o tom da música, praticamente definindo a canção, como em "Suffragete City" e "Ziggy Stardust". "Rock n Roll Suicide" é uma música única..começa com o triste violão e versos tabagistas (leia a letra e você vai entender).. OK, então o monotônico bumbo da bateria dá simples toques e a guitarra dedilhada começa. E no refrão surgem metais típicos de uma big band de jazz! É inesperado demais. Eu pelo menos não esperava um refrão desses. É genial, a letra também.

Acho que esse é o álbum certo pra mergulhar no universo Bowie. Quando foi lançado, a revista Rolling Stone deu nota 99 e olha que os caras lá são críticos pra caramba. Então eu convido vocês, meus amigos leitores, a mergulhar nesse universo caolho e andrógino de Bowie.

Clique-me!

E boa viagem junto com o Starman!

12 comentários:

  1. offer a temporary refuge, but if they came this far they would certainly look there
    ------------------------
    g5555d4o4o4u4h44vbc44gj4j4

    ResponderExcluir
  2. entire world, mowing down the righteous and the unrighteous alike-I can take it.
    ------------------------
    sdf6h9t8fg5cfgj5jt55cv55jy

    ResponderExcluir
  3. away and that he himself was killed, but he quickly roused himself

    ResponderExcluir
  4. will be empty," said the old woman to the old attendant.
    cheapest cialis

    ResponderExcluir
  5. It was in July, 1805, and the speaker was the well-known Anna
    zanaflex

    ResponderExcluir
  6. right over by the turnpike embankment, and that it was watching me. Watching all
    singulair

    ResponderExcluir
  7. The weather was already growing wintry and morning frosts
    zovirax

    ResponderExcluir
  8. man." Again he pressed the hand of the latter with an expression of
    metformin

    ResponderExcluir
  9. order of Maria Theresa on his neck and a black bandage round his head,
    nizoral nasal

    ResponderExcluir
  10. tore it in doing so, and threw it away. An aide-de-camp behind him
    prilosec

    ResponderExcluir

Mais lidos no mês