Amanhã é dia de show. E digamos que vai a festa de despedida do meu grande amigo Michel Roberto Oliveira de Souza, vulgo Xavier. O idolatrado bêbado vai para os Estados Unidos num programa de intercâmbio ficar 4 meses fora. Trabalhando, ralando duro. Interessante, histórias parecidas as nossas. Estamos juntos desde 1999, estudando junto, saindo junto, dormindo junto (oe, não na mesma cama - tirando aquela vez em Cascavel, no baú no caminhão! hahaha), bebendo junto, curtindo a vida, enfim. E agora, Michel viaja e eu também, para Londres, cruzando o oceano...e nos vemos só em 2009.

É duro pensar em como vai ser ano que vem. Mas vai ser. Isso que importa. Viveremos, e depois, amigo, estaremos juntos na mesa de bar, colocando as histórias em dia, bem como aquele gole gelado.

Antes que eu comece a chorar, vou cortar o sentimentalismo. Amanhã é dia de show, como eu dizia! Lá no Pubfiction Bar, teremos 3 bandas covers tocando o que há de novo no rock. Três bandas que sintetizam muito bem como o indie rock pegou o mainstream e se espalhou pelo mundo: STROKES, FRANZ FERDINAND e ARCTIC MONKEYS.

Os Strokes, nova-iorquinos de jaqueta de brechó, inspirados pela música de sua cidade, como The Stooges e Television. Duas bandas muito boas, que eu conheci através do Strokes (salve, salve nova geração!). E ah, nada me tira da cabeça que LAST NITE tem um pseudo-plágio nervoso de LUST FOR LIFE. Mas tudo bem, deixa pra lá. A influência de Television fica bem clara na interação das duas guitarras, coisa que o Television inovou no seu punk-jazz-sei-lá-o-que da década de 70. Bom, acho que não há quem não conheça Strokes hoje (pra quem ouve um mínimo de rock). Logo depois do disco de estréia "Is this it" (2001), a banda bombou na MTV e foi justamente lá que tive o primeiro contato com o Strokes. Por isso que eu não meto a boca na MTV, pelo menos pra minha geração ela foi um excelente portal de acesso. É lógico que você não pode ficar preso na programação da MTV, mas pô, pra mim, um muleque de 15 anos que só ouvia os discos do meu pai (ótimos, mas antigos), a MTV foi um portal de bandas novas que me possibilitou viajar na internet no som dos caras. Baixar, curtir e até tocar - pois os Magrelas, minha primeira banda junto com o Michel, tocava Strokes.

Segunda banda em questão, Franz Ferdinand. Os escoceses que redefiniram o "art rock". Influênciados musicalmente por Gang Of Four, Talking Heads (sim, aquela do David Byrne, amigo do caetano veloso!), Fire Engines, e destinados a fazer não só música, mas também arte junto ao projeto gráfico da banda (capas, cenografia, vídeos, vestuários), a banda surgida na Escola de Belas-Artes de Glasgow tornou-se sensação em 2004 e teve até o vídeo de "Take me Out" exibido no Fantástico, no auge da ascensão da banda. O que era pra ser um projeto pras moderninhas escocesas dançarem virou extremamente popular e acessível. Sei lá, imagino que Take me Out deve ter tocado em tudo o que é clube do mundo todo. Mas enfim, o rock do Franz é único e com 10 segundos de audição você já reconhece: - "isso é Franz!". Essa é a grande vantagem da banda, que conseguiu nos dois álbuns criar uma identidade única e contagiante.

Por fim, o ingleses do MySpace, Arctic Monkeys. Toda criatura que acessa a internet já ouviu falar de Arctic Monkeys ou já ouviu a música "I bet you look good on the dancefloor". Pelo menos na galera virtual de Maringá já. Não tem nem o que falar, é um fenômeno tão recente que dispensa maiores comentários. Eu e todo mundo tinha as MP3s dos caras antes mesmo de lançaerem um disco. E quando o álbum saiu, foi direto pro topo lá na gringa. Vendeu horrores e o Arctic Monkeys foi escalado em todos os eventos de rock do mundo. Vieram até pro TIM Festival no Brasil esse ano. Numa escalada prepotente, confiante e com atitude, o Arctic Monkeys conseguiu superar o mito do 2° álbum (bem como o Strokes e o Franz), e manteve o bom nível das músicas, só que no segundo álbum, percebe-se algumas canções ressaqueadas, fruto da festa total que foi "Whatever people say I am, that's what I'm not".

Depois de situar cada banda aqui nesse bendito blog, fica o convite a todos os maringaenses: Sexta-feira (23/11) no PubFiction Bar teremos Strokes Cover, Franz Ferdinand Cover e Arctic Monkeys Cover por R$ 10,00 Homem (ganha duas cervejas!) e R$ 7,00 mulher (ganha duas também!). Convites e informações: site do pub ou comigo mesmo (9914-9104).

Rapaziada, espero vocês lá! Vamo tiobillá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos no mês